Distância: 4.539km
Tempo de viagem: A definir

Dados da viagem

 Saída de Guarulhos, SP
Saída de Guarulhos, SP 21/10 - Horário a definir Aeroporto Internacional de Guarulhos
Desembarque em Boa Vista, RR
Desembarque em Boa Vista, RR 21/10 - Horário a definir Aeroporto Internacional de Boa Vista
Saída de Boa Vista, RR
Saída de Boa Vista, RR 31/10 - Horário a definir Aeroporto Internacional de Boa Vista
Desembarque em Guarulhos, SP
Desembarque em Guarulhos, SP 31/10 - Horário a definir Aeroporto Internacional de Guarulhos

Viagem para grupo reduzido de somente 13 pessoas!

Transporte:

 

Voos Latam, Gol ou Azul.

Em caso de necessidade os voos poderão sofrer alterações de dois dias a mais ou dois dias a menos, em relação a data pré-estabelecida. (Vide contrato)

Hospedagem

 

Hospedagem simples – 02 noites em Santa Helena  de Uairen, Venezuela
Hospedaremos no primeiro e último dia de viagem nesta pousada.

*Quartos sujeitos a disponibilidade, consulte com o nosso atendimento via WhatsApp.

Hospedagem simples 02 noites em San Francisco de Yuruaní

Hospedaremos duas noites nesta comunidade, após o Monte Roraima
Quartos de casal, duplos e triplos

ATRAÇÕES DO ROTEIRO:

Monte Roraima

 

Localizado na tríplice fronteira Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima é atualmente uma das montanhas mais desejadas pelos montanhistas e trekkers do país. Paisagens incríveis de grande beleza cênica, caminhadas longas e prazerosas, além das histórias e lendas inspiradoras são atrativos do roteiro.

Famoso pelo romance de Conan Doyle sobre o Mundo Perdido, o Roraima é uma montanha diferente das outras, pois tem um cume de mais de 100 km2, onde de acordo com o escritor britânico viviam monstros pré históricos. Apesar da fantasia, a paisagem do cume de fato inspira um mundo perdido por conta das diversas formas geológicas bizarras, como torres de pedra, cavernas, fendas profundas, cachoeiras, lagos gelados e a vegetação um tanto exótica, quase sempre envolta em neblina por conta da diferença de temperatura do topo com o entorno da montanha, em latitudes equatoriais.

Mesmo no meio da Amazônia, a região do Roraima não é envolta por florestas, mas sim pela “Gran Sabana”, um tipo de um cerrado venezuelano que se estende pelo estado brasileiro de nome homônimo. Paisagem essa que fará parte dos primeiros dias do trekking.

Apesar de fazer parte do Brasil, o acesso e os serviços são todos venezuelanos. A cidade base para este roteiro é a pequena Santa Elena do Uairén, localizada na fronteira com Pacaraima, Brasil. O acesso se dá por uma aldeia indígena, Paraitepuy, ponto de entrada para o Parque Nacional de Canaima onde está a montanha na Venezuela.

Este roteiro de 7 dias e 6 noites, mais 2 dias e 2 noites para as paisagens da Gran Sabana. Inclui também guias de montanha, alimentações durante o trekking e toda a estrutura como as barracas e os utensílios comuns de acampamento.

Atrações do roteiro

Rumo a base

A base do Monte Roraima, são cerca de 9 Km de caminhada, aproximadamente seis horas de trekking. Iremos caminhar ao longodo Tepuy, passando por rochas que se soltaram do paredão. A vegetação é igual a do primeiro dia, principalmente savana. Recomenda-se andar com botas de caminhada, calças compridas e camisas de mangas compridas, tendo a mão capa de chuva. O acampamento da base está localizado a cerca de 1850 metros.

Subindo a rampa

Hora de subir a rampa. Da base até o topo são 5 km de subida, de quatro a cinco horas de caminhada. A rampa é apenas uma fenda natural, uma trilha que dá ao único acesso ao topo do Monte Roraima. Este terreno tem um elevado grau de inclinação e recomendamos o uso de calças compridas, camisa de manga curta e botas de caminhada. Em certos pontos devemos ter as mãos livres para usá-las segurando galhos e raízes para ganhar impulso e tomar cuidado com pedras soltas ao longo do caminho. A flora e fauna são bastante exuberantes, onde seremos capazes de observar várias espécies de plantas e animais endêmicos (só existem no Monte Roraima). O clima é muito agradável (floresta) e ao longo do caminho você terá a oportunidade de observar, de alguns pontos, a Gran Sabana. Chegando ao topo ainda devemos caminhar um pouco mais para chegar aos abrigos, cavernas que são popularmente chamadas de “hotéis”. Estes estão localizados a uma altitude de aproximadamente 2800 metros. Teremos toda a tarde livre para conhecer locais próximos e ver um pôrdosol magnífico.

 

Paso de Las Lagrimas

 

Tour pelo topo

Depois de assistir a um belo nascer do sol tomando café da manhã, teremos um dia inteiro para explorar a superfície do Monte Roraima. Alguns dos atrativos são as jacuzzis, o abismo, o museu, la ventana, vale dos cristais, pedra Maverick, entre outros. A quantidade de atrativos visitados vai depender do ritmo do grupo e das condições climáticas, respeitando sempre a segurança do grupo.

O nascer do sol

 

 

A Pedra Maverick

 

 

La Ventana

 

 

O Museu

 

 

O Abismo

 

 

Os jacuzzis

 

Tour pelo topo 02

Em mais um dia, conheceremos a parte mais extrema do Tepuy, onde se encontram o Ponto Triplo, El Fosso e Vale dos Cristais. Um tour longo, com aproximadamente 3 horas de caminhada para ir e mais 3 horas para voltar. A quantidade de atrativos visitados também vai depender do ritmo do grupo e das condições climáticas.

O Vale dos Cristais

 

 

O Ponto Triplo
Divisa Brasil / Venezuela / Guiana

 

 

El Fosso

 

Retorno (Rumo ao acampamento Tek)

 Logo após o café da manhã e fazer as últimas fotos, iniciaremos a descida rumo ao acampamento, serão aproximadamente 14 km. No acampamento da base, daremos uma parada para almoço e descanso da descida, depois seguimos em direção ao rio Kukenan, após atravessá-lo, temos nosso acampamento, onde podemos tomar um banho refrescante, descansar e jantar. Pernoite no acampamento.

Rumo à Santa Elena / San Francisco

Trekking até o Paraitepuy, são cerca de quatro horas de caminhada. Lá chegando, nos acomodaremos na Toyota 4×4 e seguiremos rumo a comunidade de San Francisco de Yuruani, visitamos algumas lojas de artesanato e hospedagem para os passeios à Gran Sabana.

Hora de dar tchau ao Monte Roraima

 

Gran Sabana

A Gran Sabana é uma belíssima região da Venezuela bem próxima da fronteira com o Brasil que possui um cenário fantástico rodeado de tepuys e muitas cachoeiras. Foi lá que foram gravadas cenas do famoso filme Jurassic Park. Selva. Na região encontrarremos paisagens belíssimas, contando com mais de 800 cachoeiras. Conheceremos por volta de 10 delas! Todas com acesso muito fácil, os carros 4×4 já estacionarão próximo a todas elas.

Em dois dias conheceremos as cachoeiras Oásis, Salto Kama, Salto Kawi, Piscina de Pacheco, Véu de Noiva, 3 Piscinas, Golondrina, El Paraíso, dentre outras.

Hospedaremos uma noite em pousada simples na cidade de San Francisco de Yuruani.

 

PERGUNTAS FRENQUENTES

Quanto iremos caminhar no total?

Monte Roraima:

Primeiro dia: 13 km – 05 horas de caminhada
Segundo dia: 09 km – 06 horas de caminhada
Terceiro dia: 05 km – 06 horas de caminhada
Quarto dia: 10 km – 06 horas de caminhada
Quinto dia: 24 km (12km ida + 12 km volta, atrações no topo) – 08 horas de caminhada
Sexto dia: 14 km – 08 horas de caminhada
Sétimo dia: 13 km – 04 horas de caminhada

Caminhadas sempre com paradas em atrações, descansos, banhos, alimentações.

Total em caminhadas: 88 km
Poderá diminuir em 24 km se optar em não visitar o Ponto Triplo e Vale dos Cristais no Topo do Monte Roraima.

Para o Gran Sabana os carros estacionam bem próximo às cachoeiras, anda-se muito pouco nos dois dias.

Há carregadores?

Sim, levarão materiais logísticos, compreendendo barracas, materiais de cozinha, alimentações para os 07 dias no Monte Roraima e demais estruturas para o grupo.

Posso contratar carregadores para meus pertences pessoais?

Sim, cada carregador leva até 15kg. O custo da diária do carregador chega em R$ 70,00 a R$ 100, podendo ser negociados diretamente com eles.

Caso você tenha 07kg e seu acompanhante 07kg, vocês podem pagar somente um carregador e dividir o custo das diárias deste carregador.

O que levar?

Itens de Camping
Uma mochila cargueira, uma mochila de ataque, um colchonete inflável (faz toda diferença). Quem dorme em isolamento reclama muito durante o dia, um bastão de trekking – opcional (não é essencial), uma capa de chuva, uma capa para mochila, uma garrafa d’água, uma lanterna, sacos plásticos de tamanhos variados (para lixo, roupa suja, roupa molhada e para impermeabilizar a mochila e tudo o que estiver dentro), saco-estanque (se puder leve um saco estanque grande, de uns 35 L para impermeabilizar tudo dentro da mochila) e para lixo.

Roupas de trilha
Duas calças de caminhada ou calça-bermuda, duas bermudas ou shorts, um casaco corta-vento impermeável, camisas dry-fit próprias para trilha, se preferir camiseta de manga longa com proteção solar (para cada dia), roupa de banho para tomar banho de rio, cachoeira, jacuzzis, um gorro, uma luva, uma bota de trekking ou tênis, um chinelo, chapéu com abas laterais, prendedor de cabelo (mulheres).

Higiene Pessoal
Shampoo, sabonete, pente, desodorante, escova de dente, pasta de dente e fio dental, lenços umidecidos, protetor labial, absorvente (mulheres), papel higiênico, toalha.

Como é o clima no Monte Roraima?

A melhor época é de outubro à março, que são os meses menos chuvosos. Menos chuvas não quer dizer ausência de chuvas, ok? A época de (muita) chuva na região vai de abril a meados de setembro. Por estar situada próxima à linha do Equador, a região tem apenas duas estações do ano definidas: inverno seco e verão chuvoso, com pouca variação anual de temperatura.

Temperaturas
Na parte de baixo da montanha, é quente de dia (temperaturas em torno dos 25 a 30ºC no sol) e fresco à noite. Ok para dormir.

No topo, a temperatura cai bastante. De um modo geral é frio/fresco de dia (de 13 a 18ºC) – com sol fica mais quentinho, claro – mas mesmo que não chova, não raro passam nuvens por nós, aumentando ainda mais a umidade e, por consequência, diminuindo a sensação térmica.
À noite, faz muito frio, podendo chegar a 4ºC em outubro, caso chova, se não chover temperaturas em torno de 10ºC.

Lembrando que o clima no Monte Roraima é muito instável.

Onde dormiremos?
Para todos os dias temos os pontos de apoio para montarmos as barracas.
No topo do Monte Roraima tem os locais conhecidos como “hotéis”, que são espécie de cavernas onde serão montadas as barracas.

Alimentações
Já inclusas no valor da viagem durante os 07 dias de expedição ao Monte Roraima.
Cafés da manhã, almoços e jantares preparados pelos guias locais.

Café, almoço e jantar em Gran Sabana.

Programação

Conheça todo o roteiro da nossa viagem:

21/10

Horário a confirmar – Saída destino Boa Vista, RR
Horário a confirmar – Chegada em Boa Vista, RR
Horário a confirmar – Saída com destino a Santa Elena de Uairen
Horário a confirmar – Hospedagem em pousada em Santa Elena de Uairen

22/10

07:00 – Café da manhã
08:00 – Saída destino cachoeiras na Gran Sabana
13:00 – Almoço
16:00 – Retorno para a hospedagem em San Francisco de Yuruani
19:00 – Jantar em San Francisco de Yuruani

23/10

07:00 – Café da manhã

08:00 – Saída destino cachoeiras no Gran Sabana

13:00 – Almoço

16:00 – Retorno para a hospedagem em San Francisco de Yuruani

19:00 – Jantar em San Francisco de Yuruani

24/10

08:00 – Café da manhã

09:00 – Saída de San Francisco de Yuruani com destino a Paraitepuy

10:00 – Chegada em Paraitepuy

11:00 – Início do nosso trekking para o Monte Roraima

16:30 – Chegada no acampamento do Rio Ték

18:00 – Jantar

25/10

07:00 – Café da manhã

08:00 – Saída rumo à base da montanha

15:00 – Chegada no acampamento Base

16:00 – Tempo livre para banho e fotos

18:00 – Jantar

26/10

07:00 – Café da manhã

08:00 – Saída rumo ao topo do Monte Roraima

13:00 – Chegada ao topo do Monte Roraima

15:00 – Tempo livre para descanso e fotos

18:00 – Jantar

27/10

07:00 – Café da manhã

08:00 – Saída para caminhadas no topo do Monte Roraima: Conheceremos diversas atrações, caminhada 90% em terreno plano

15:30 – Chegada de volta ao Camping: Tarde para descanso, banho, fotos e jantar.

*Obs.: Visita ao Labirinto de Pedras, Monumento da tríplice fronteira, vale dos cristais e o foço.

28/10

07:00 – Café da manhã

08:00 – Saída para caminhadas no topo do Monte Roraima: Conheceremos diversas atrações, caminhada 90% em terreno plano

15:30 – Chegada de volta ao Camping: Tarde para descanso, banho, fotos e jantar.

*Obs.: Visita ao Mirante da Janela, às jacuzis naturais e ao Maverick.

29/10

07:00 – Café da manhã

08:00 – Retorno para a Base e Acampamento Rio Ték: Percurso de 14 km, em sua maioria por descidas

16:00 – Chegada no Acampamento Rio Ték: Tarde para descanso, banho, fotos.

18:00 – Jantar

30/10

07:00 – Café da manhã

08:00 – Retorno para o ponto onde inicamos o trekking

13:00 – Chegada em Paraitepuy e deslocamento para Hotel em Santa Elena de Uairen

16:00 – Chegada no Hotel com fim de tarde e noite livres para descanso

31/10

07:00 – Café da manhã na Hospedagem em Santa Elena de Uairen

Horário a confirmar – Saída com destino ao aeroporto em Boa Vista, com chegada prevista para no mínimo duas horas antes do embarque.

Horário a confirmar – Voo com destino Campinas, SP

Horário a confirmar – Chegada em Campinas, SP

Confirmação e Pagamento

Investimento(valor por pessoa)

R$4.990,00

Entrada de R$ 1.000,00 e o restante sem juros no depósito, pix ou transferência mensal. Sendo a primeira parcela como entrada e as restantes a combinar. A ultima parcela deverá ser paga em até 5 dias antes do embarque.
Confirme sua vaga aqui!

O pagamento no cartão de crédito terá um acréscimo de 6% em cima do valor total, referente a taxa de intermediação do Pagseguro e poderá ser feito em até 12x.

Nos valores estão inclusos:

  • Passagens aéreas Campinas / Boa Vista / ida e volta
  • Traslados aeroporto / Santa Elena / ida e volta
  • Traslados em veículos 4×4 dentro da Venezuela
  • Hospedagem 02 noites com café da manhã em Santa Elena
  • Hospedagem 02 noites com café da manhã, almoço e jantar em San Francisco de Yuruani
  • Estrutura de Barracas duplas
  • Alimentação de trilha nos 7 dias de trekking(Cafés da manhã, almoços, jantares)
  • Cozinheiro durante trekking
  • Almoço de despedida em São Francisco ao término do trekking
  • Carregadores para logística
  • Permissão para entrada em Paratepuy
  • Guias especializados em Caminhadas de Longo Curso
  • Guias acompanhantes da nossa empresa
  • Monitoramento remoto da Expedição

Se, no caso de rescisão por iniciativa do CONTRATANTE, este não puder participar da excursão organizada pela CONTRATADA, o CONTRATANTE deverá pagar multa de acordo com os seguintes percentuais:

a) Multa de 60% sobre o valor do contrato caso a rescisão seja feita em prazo maior que 30 dias para data da viagem;

b) Multa de 70% sobre o valor do contrato caso a rescisão ocorra em prazo igual ou menor que 30 dias para a data da viagem;

c) Se a rescisão for feita a menos de 21 dias da viagem e a CONTRATADA venha comprovar gastos maiores com o adiantamento, poderá ser cobrado multa de 80% do valor total do contrato.

d) Se a rescisão for feita a menos de 48 horas do embarque, não haverá devolução ou estorno de crédito, em qualquer forma ou espécie.

e) Após compradas as passagens aéreas, em hipótese alguma haverá devolução do valor referente às passagens aéreas, isentando a CONTRATADA de qualquer cobrança referente à estas passagens.

ATENÇÃO!

O valor do pacote poderá sofrer alteração conforme for se aproximando o dia do embarque. A reserva das passagens são feitas antecipadamente para todo grupo de uma só vez (5 meses de antecedência), portanto após a reserva para o grupo, as passagens que forem adquiridas separadamente poderão sofrer alteração no valor e consequentemente o valor do pacote também será afetado. Consulte com o nosso atendimento as condições atualizadas.

Fale com a gente! :)